O pallet seletivo é um dispositivo utilizado para isolar partes de uma placa eletrônica com o intuito de trabalhar em blocos facilitando o processo de soldagem. Essa ferramenta é utilizada nos processos de soldagem dos componentes PTH na soldagem por onda. O componente PTH ou Pin Through Hole (Pino pelo furo) é aquele montado na placa através de um furo e fixado, onde essa fixação acontece por meio da soldagem.
O processo automatizado de soldagem dos componentes PTH consiste em o lado da placa que possui os terminais passar em um tanque de solda, porém, a maioria das placas possuem componentes SMD, ou Surface Mounted Device (componentes montados na superfície), que são montados na superfície em somente uma face e se não protegidos correm o risco de cair ou danificar. Dado isso, o uso do pallet seletivo se faz essencial no processo, cobrindo todos os espaços onde não deve haver solda deixando à mostra somente os terminais PTH que serão soldados.
Optar por esse dispositivo resulta na economia de tempo na produção e montagem dos componentes por solda onda. Veja abaixo mais benefícios decorrentes do uso do Pallet Wave Seletivo no processo de soldagem por onda:
O material mais indicado para a fabricação dos Pallets Seletivos é um Compósito de Matriz Polimérica (Resina Epóxi) reforçado com Fibra de Vidro. Comercialmente ele tem vários nomes. Dentre essas marcas é possível citar as mais comumente encontradas no mercado como EPOCAR®, RICOCEL® ou DUROSTONE®. Sua fabricação é feito por um processo de pultrusão onde é laminado e criado então chapas em espessuras que variam de 4 à 80mm (dependendo da marca e modelo). As principais características empregadas são: altas temperaturas (até um pico de 350°C); alta precisão dimensional, boa usinabilidade, excelente propriedade elétrica (Anti-estático ESD – Eletrostatic Discharge) e baixa densidade. Devido a essas propriedades, é amplamente utilizado na indústria eletrônica, sendo a matéria-prima principal do Pallet Seletivo.