O nome HIPOT vem do inglês High Potential (alta tensão), é um equipamento utilizado para a realização do ensaio de rigidez dielétrica ou ensaio de tensão suportável. Se baseia na aplicação de uma alta tensão em um material isolante sob teste e é monitorado a passagem da corrente, garantindo assim a segurança e qualidade do produto.
Esses ensaios não destrutivos verifica a qualidade de um isolante térmico, sendo obrigatório em alguns segmentos como por exemplo: eletrodomésticos, bebedouros, plugues e tomadas.
Mas essa alta tensão pode gerar algum risco ao operador? O manuseio desse equipamento é seguro?
Por se tratar de uma tensão alta (podendo passar de 100mil volts) foi desenvolvido um dispositivo de segurança para HIPOT, feito em Fenolite e sendo automático, esse dispositivo garante a segurança do operador e a agilidade no ensaio.
Esse dispositivo de segurança além de diminuir as chances de graves acidentes durante os ensaios, também aumenta a repetibilidade e padronização do processo, por se tratar de um dispositivo automático onde o operador não tem contato direto no teste, esse equipamento se torna uma solução segura e produtiva para os ensaios de rigidez dielétrica.
Ou seja, os testes com HIPOT são necessários e em alguns casos até mesmo obrigatório, porém, sempre existe o risco de acidentes, no entanto é possível diminuir esse risco com a utilização de um dispositivo de segurança garantindo a integridade do operador em um processo rotineiro.